Assistência Social

ÁREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Oferece Serviços de Proteção Social Básica e Especial de Média Complexidade para pessoas com deficiência, em todo o seu ciclo de vida, suas famílias e/ou cuidadores.

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

1. SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Descrição: Acolhida, recepção, desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social, apoio a família na sua função protetiva, mobilização para o exercício da cidadania, atividade de convívio, redução e prevenção de situações de isolamento social. As ações são executadas de forma continua através de oficinas e grupos com professores de música, capoeira, educador físico e monitores; Público Alvo: Pessoas com deficiência intelectual (associada ou não a outras deficiências) a partir de 30 anos egressas da área da educação.

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE

1. APOIO E ORIENTAÇÃO SÓCIO FAMILIAR

Descrição: Acolhida, recepção, escuta, estudo social, orientação, encaminhamentos, articulação com a rede de serviços socioassistenteciais, o sistema de garantia de direitos e politicas publicas setoriais não governamentais. As ações ocorrem com família e/ou cuidadores através de atendimento individual e em grupo. Público Alvo: Pessoas com deficiência, em todos os ciclos de vida, familiares e/ou cuidadores.

2. INSERÇÃO E APOIO NO MERCADO DE TRABALHO

Descrição: Avaliação do perfil laboral, acesso a documentação pessoal, organização da vida cotidiana, orientação sociofamiliar, autoestima, apresentação pessoal, acesso aos serviços básicos da comunidade, orientação quanto aos procedimentos adequados para busca do trabalho, conhecimento do mercado de trabalho. As ações são executadas através de instrumentais como visitas domiciliar e atendimento as famílias visando orientação, compreensão e parceria; grupos com usuários objetivando orientações e atividades socioeducativas, aspectos da autoestima, apresentação pessoal, obediência a regras, normas e posturas; desenvolvimento de habilidades cognitivas, perceptivas e motoras, bem como comunicação; estudo e caracterização do perfil, interesse e possibilidade dos usuários para inserção; contato com empresas interessadas visando levantamento dos cargos e funções disponíveis; visitas aos locais de trabalho do usuário/funcionário inserido; realizar interação com o líder; manter o acompanhamento (individual e em parceria com empresa) aos usuários inseridos no mercado de trabalho no intuito de trabalhar relacionamento interpessoal, medos inseguranças, habilidades necessárias para o desempenho da função a fim de proporcionar futuro desligamento da Instituição. Público Alvo: Atendidos com faixa etária de 15 a 29 anos e 11 meses com indicação para inclusão no mercado de trabalho.

3. CENTRO SÓCIO OCUPACIONAL

Descrição: Oferta de atendimento especializado a família e as pessoas com deficiência através de ações que visam acolhida, recepção, desenvolvimento do convívio familiar, grupal, social, apoio a família na sua função protetiva, mobilização para exercício da cidadania, atividades de convívio, redução e prevenção de situações de isolamento social, ações socioeducativas e preventivas, garantir acesso aos benefícios, serviços socioassistenciais e demais politicas setoriais. Público Alvo: Pessoas com deficiência intelectual (associada ou não a outras deficiências) a partir de 30 anos, sem comprometimentos psiquiátricos e em situação de vulnerabilidade social.